quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Qual médico devo procurar???


Resolvi começar com esse tema porque muita (mas muuuuuita) gente não sabe a quem recorrer quando aparece uma dorzinha aqui ou ali.
Meu pai já dizia: "Vocês, médicos, estão ficando tão especialistas que nós, pacientes, já temos que saber que a nossa dor na barriga, por exemplo, vem do estômago e não dos intestinos,  ou do fígado, ou sei lá, pra sabermos  qual especialidade procurar..."
Humm, não é bem assim...
O sistema de saúde no Brasil é hierarquizado, isto é, a rede de atendimento é dividida em diferentes níveis de complexidade:
  • o primeiro nível  é justamente a "porta de entrada" dos pacientes. No sistema público - SUS - é representado pelas Unidades Básicas de Saúde (os "Postinhos"), pelas Unidades de Saúde da Família e pelos Pronto Socorros. Essa primeira atenção ao paciente é dada pelas especialidades básicas da medicina: clínica médica, medicina da família, pediatria, ginecologia e obstetrícia. Se bem organizado, deve ser capaz de resolver 80% das necessidades, como vacinas, pré-natal, diabetes, hipertensão arterial, etc. O que não puder ser resolvido nesse nível é então encaminhado para o serviço de média complexidade.
  • o serviço de média complexidade representa o segundo nível dessa hierarquia. É basicamente representado pelas especialidades médicas e pelos recursos diagnósticos e terapêuticos complementares (por exemplo ultrassonografia, biópsia).
  • o terceiro nível, de alta complexidade, entra em jogo quando o caso necessita de alta tecnologia e alto custo, como por exemplo diálise (para o paciente portador de insuficiência renal crônica, por exemplo), cirurgias cardíacas, neurológicas, dentre muitos outros. Basicamente é representado pelos hospitais.

Essa lógica também funciona nos convênios médicos. Sendo assim, você não precisa se preocupar em saber medicina para poder escolher a especialidade do seu médico. Se você apresentou algum sintoma e não faz idéia de onde vem, nada melhor do que procurar um bom clínico, que deve fazer uma entrevista detalhada e um bom exame clínico para poder lhe fornecer as orientações sobre o diagnóstico, tratamento, ou até mesmo para poder lhe encaminhar ao especialista certo, quando necessário.
Essa história de ficar "pulando" de especialidade em especialidade no final das contas não dá certo... Você pode acabar sendo tratado de forma fragmentada, quero dizer, receber um medicamento para uma coisa, outro para outra e acabar por não resolver a sua queixa.
Se você for usuário do sistema público, sempre procure a Unidade Básica mais perto da sua casa. O pessoal de lá já vai te conhecer com o tempo.
Se você for usuário de algum plano de saúde, seria bom se você pudesse ter um bom clínico de confiança para que possa recorrer quando precisar.






Para saber mais sobre o sistema de saúde no Brasil: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/cidadao/area.cfm?id_area=1395
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...