terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Como funciona uma consulta médica?

Não é incomum a expectativa cheia de esperança que o paciente carrega antes da consulta médica se transformar em frustração após a mesma.
Isso ocorre porque alguma coisa não foi bem na relação médico-paciente. Pode ser uma questão de empatia, apenas. Mas normalmente isso acontece porque a comunicação, seja do paciente, do médico, ou de ambos, não foi boa: o paciente não conseguiu expor todas as suas queixas, o médico não pôde esclarecer todas as dúvidas, enfim, algo faltou e o tempo acabou.
É papel do médico saber conduzir a consulta com as perguntas que vão nortear seu raciocínio rumo ao diagnóstico aplicando a linguagem adequada para o entendimento do paciente.  Infelizmente, sabemos que isso nem sempre acontece, uma vez que não depende de uma técnica ensinada nas faculdades de medicina, mas sim de boa vontade e empenho de cada profissional.
Por isso acho legal o paciente entender como funciona - ou como deve funcionar - uma consulta médica. Se o paciente sabe basicamente como funciona o raciocínio médico, saberá quais são as informações importantes que deve saber transmitir durante a consulta e evitará gastar aquele precioso tempo divagando sobre questões irrelevantes do ponto de vista médico.
Veja, não penso que essa informação publicada aqui deve suprir a obrigação do médico em se esforçar para a boa relação médico-paciente, mas creio que vem em benefício do próprio paciente, que poderá estruturar melhor o que ele leva ao seu médico, em prol de uma boa consulta.

Em primeiro lugar, leve à consulta somente o necessário (isso inclui acompanhantes!). Leve exames antigos somente se estiverem relacionados à sua queixa. Outros exames, se forem importantes, o médico solicitará para que você leve no retorno, não se preocupe.
Toda boa consulta deve iniciar com uma boa conversa.
Essa conversa, chamada anamnese, nada mais é do que uma entrevista feita pelo médico e composta de algumas etapas. Para cada etapa, o médico deve esclarecer dúvidas para poder chegar às hipóteses diagnósticas.


Anamnese - Quais são as informações que seu médico precisa saber quando você vai à uma consulta:
v  Sobre você:
Ø  Como algumas doenças estão relacionadas à determinadas faixas etárias, ao tipo de trabalho, à vida sexual e ao estilo de vida, além do seu nome, é interessante saber a sua idade exata, se você é casado, solteiro, com o que trabalha e com o que já trabalhou, onde, como e com quem mora.
v  Sobre o que levou você ao médico agora:
Ø  Ele precisa saber exatamente o que o motivou a procurá-lo para aquela consulta: foi a dor de cabeça, a dor no pé, a diarréia ou aquela manchinha que apareceu no rosto? Essa é sua queixa principal, normalmente única, a que mais te incomoda. Informe seu médico há quanto tempo essa queixa começou.
§  Exemplo: "Estou aqui pois estou com dor no ombro direito há 1 semana".
v  Dê detalhes sobre a sua queixa principal:
Ø  Tente colocar os fatos em ordem cronológica (na sequência em que aconteceram). Isso facilita o raciocínio médico.
Ø  Quando começou, se foi de repente, se foi aos poucos, se houve algum fator que desencadeou, como um acidente.
Ø  Se você já teve quadro semelhante. Há quanto tempo? Foi igual? Como foi?
Ø  Se essa sua queixa vem acompanhada de algum outro sintoma.
Ø  Se a sua queixa for de dor, seja ela onde for, se concentre e pense bem nas características dessa dor. Evite dar informações vagas como "é uma dor doída". É importante seu médico saber: ela parece uma queimação, uma pontada, uma torção, um aperto? É forte ou fraca? Ela fica somente em um local ou ela vai se espalhando? Ela vai de onde para onde? Ela é constante ou ela vai e volta? Algo a faz melhorar? Algo a faz piorar? Quando ela aparece, vem acompanhada de algum outro sintoma?
§  Exemplo: "Estou com essa dor de cabeça há 1 mês. Ela começou de forma leve e foi se tornando mais forte. Percebo que é somente em uma parte da cabeça, mais do lado direito, como se estivesse latejando. Antes durava horas, agora já está durando quase 2 dias. Ela aparece pelo menos 1 vez por semana. às vezes vem acompanhada de náuseas. Piora com o som alto e melhora quando estou em ambiente escuro."
v  Sobre a sua saúde em geral:
Ø  Diga se há outras queixas que também o incomodam.
Ø  Informe quais doenças você já teve e já tratou.
Ø  Diga se ainda tem alguma doença (mesmo que ela esteja controlada!!!), por exemplo: hipertensão arterial, diabetes, depressão, HIV/Aids etc. Evite esconder doenças ou internações de seu médico, mesmo que aparentemente não tenham a ver com a doença de agora, pois isso pode atrapalhar e muito o diagnóstico e o tratamento. Tudo o que for dito em consulta está sob sigilo médico, ou seja, ficará somente entre vocês.
Ø  Informe quais medicamentos você usa. Anote tudo antes da consulta para não esquecer, ou então leve as receitas ou bulas. O médico precisará saber o nome do remédio, portanto, informações como "aquele comprimidinho amarelinho", não vão ajudar muito...
Ø  Informe como é sua alimentação, seu sono, se tem boa digestão, se seu intestino funciona bem, se a urina está normal.
Ø  Informe se tem emagrecido/engordado muito nos últimos meses.
Ø  Dê uma idéia para o médico de como você é emocionalmente (ansioso, deprimido, estressado).
Ø  Diga se já fez cirurgias, quando e para quê.
Ø  Diga se já sofreu algum acidente grave ou se já precisou de transfusão de sangue.
Ø  Diga se tem o hábito de fumar, de ingerir bebidas alcoólicas ou qualquer tipo de droga (lembre do sigilo médico, ficará somente entre vocês dois e ajudará seu diagnóstico).
Ø  Se for mulher, desde quando menstrua, se já ficou grávida, se já teve aborto.
Ø  Diga se tem alergia de alguma coisa, seja alimento, produto ou medicamento.
v  Sobre a saúde da sua família:
Ø  Inclua aqui seus pais (mesmo se eles já faleceram), irmãos, avós. Lembre que marido, esposa, cunhado e sogros não são parentes de sangue e, portanto, as doenças deles não terão relevância para o seu médico.
Ø  Lembre se seus parentes de sangue têm alguma doença como pressão alta, diabetes, problema psiquiátrico, câncer, se já teve infarto etc.
Ø  Se algum deles já faleceu, se você sabe de quê (infarto, derrame etc) e com que idade.
v  Sobre sua vida social:
Ø  Informe onde você mora, se é uma região da cidade que tem água e esgoto tratados.
Ø  Como é sua situação financeira (assim ele saberá quais medicamentos poderá prescrever).
Ø  Como é sua relação com as pessoas (família, amigos, vizinhos).
Ø  O que você faz nas horas vagas.
Dependendo da especialidade do médico e do tipo da queixa principal do paciente, essa entrevista pode ser dirigida, ou seja, o médico pode esmiuçar mais alguns detalhes e menos outros.
Após a entrevista, chegou a hora do exame físico.
Basicamente, o médico fará um exame físico geral, onde ele avaliará o seu aspecto geral, peso, altura, hidratação e sinais vitais.
Medindo a pressão arterial no braço
Os sinais vitais são dados colhidos no exame do seu corpo que são importantíssimos, apesar de serem muito simples. São eles: temperatura, frequência cardíaca (quantas vezes o seu coração bate por minuto), frequência respiratória (quantas vezes você inspira e expira por minuto) e sua pressão arterial.
Após conseguir esses dados gerais, ele passa para examinar os diferentes segmentos do seu corpo.
Evite falar durante o exame físico. Boa parte dele consiste em observar os movimentos e sons naturais do corpo, o que pode ser prejudicado com a sua fala.
Para que ele não deixe passar nada no exame físico, em cada segmento examinado ele sempre deve seguir o seguinte roteiro:
v  Inspeção: antes de encostar a mão, ele olha, procurando por alterações visíveis, como mudança de cor e deformidades.

v  Palpação: depois de olhar, ele toca, sente se há alteração de temperatura, de textura, se há dor à compressão, toca as estruturas conhecidas do corpo para observar se há alteração perceptível, massas.

v  Percussão: essa é a hora em que a gente se transforma em um tambor. O médico, ao percutir (dar pequenas batidinhas) o pulmão ou a barriga, por exemplo, ele consegue perceber se lá dentro há líquido ou alguma massa, como um tumor, pela diferença do som. É igual quando batemos de leve em uma parede: dependendo do som, sabemos se aquela parte da parede é maciça ou se está oca, com uma bolha de ar. O princípio é o mesmo.

v  Ausculta: é para a ausculta que ele precisa daquele aparelhinho que todo médico tem (normalmente pendurado no pescoço), o estetoscópio. Esse aparelho amplia os sons internos do nosso corpo e permite que o médico observe se os sons da respiração, do coração e da barriga estão normais ou alterados.
Assim como a anamnese, dependendo da queixa do paciente e da especialidade do médico, ele pode focar o exame físico em alguma região do corpo. Algumas especialidades, como ginecologia, neurologia e ortopedia tem exames específicos para diagnosticar suas doenças.
Com uma anamnese e exame físico bem feitos, mais de 90% dos diagnósticos já podem ser feitos. Os exames de sangue, de imagem e outros só devem ser pedidos se o médico quiser tirar alguma dúvida, ou excluir alguma hipótese. Por essa razão esses exames são chamados de complementares, pois eles não são essenciais, somente complementam o raciocínio médico quando necessário.
Dessa forma, não ache ruim se o seu médico não pediu nenhum exame de sangue após a consulta. Você deve achar ruim se ele não conversou adequadamente com você ou não te examinou.
Por outro lado, os médicos atendem pacientes que, ao entrarem no consultório, apresentam como motivo da consulta: "Vim para o senhor pedir uma ressonância para ver meu joelho". Nunca faça isso! Agora você já sabe que se o médico precisar complementar o raciocínio para o diagnóstico ele pedirá o exame complementar mais indicado para o seu caso.
Se você está indo numa consulta de retorno, não se sinta ofendido se o médico não lembrar "de cabeça" sobre o seu caso. Ele provavelmente atende inúmeras pessoas, muitas com casos parecidos, mas com o tempo irá memorizar cada um. Claro que ele terá as anotações sobre você em sua ficha, mas seria legal, nesse caso, você fazer um pequeno (pequeno mesmo) resumo do seu caso para relembrá-lo antes de dizer se o tratamento foi bom ou ruim.
Tente criar essa boa conexão com seu médico para que você se sinta mais à vontade para tirar suas dúvidas. Sem essa conexão, normalmente a consulta termina quando as hipóteses diagnósticas estão feitas e o médico entrega à você o pedido de exames complementares ou a receita da medicação. É aí que você sai frustrado, cheio de dúvidas, sem saber o que tem e o que deve fazer.
Caso o médico não entre em detalhes, tente entender o que ele pensa que você tem. Pergunte!
Pergunte se além dos medicamentos prescritos, existe alguma recomendação dele à ser feita em termos de alimentação, atividade física.
Pergunte sempre se existem opções de tratamento que não envolvem medicamentos, para que você possa estudá-las.
Esclareça quais os sintomas que você deve observar que signifiquem que você deve entrar em contato imediato com ele ou com um serviço de emergência.
Por último, leia a receita antes de deixar o consultório e esclareça as dúvidas com relação ao nome dos medicamentos (pergunte se poderá comprar os genéricos), forma de uso e quantidade. Se ilegível, peça educadamente para ele reescrever.
Feito isso, siga as recomendações, mude o que precisa mudar. Pense que você não estará fazendo isso pelo seu médico, mas sim por você mesmo, pela sua saúde e bem estar.
O sucesso da sua melhora, no final das contas, dependerá mais de você do que de seu médico.

Se tiver dúvidas ou perguntas sobre a consulta médica, deixe um comentário abaixo. Pergunte!

3 comentários:

  1. Olá Mônica, eu evacuo geralmente 03 vezes ao dia (dizem que isso eh normal) MAS EU NÃO ACREDITO, pois meu aparelho digestivo não era assim:

    Certa vez estava na casa de um amigo e tomei um suco de goiaba bem forte..apartir daí começou a ficar tudo descontrolado....fiquei a principio sem evacuar uns 04 dias eu fiqei nervoso tomei laxante e daí começou a ficar tudo desregulado, vou no banheiro 3x ao dia minhas fezes não sai mais constante sabe? porém não é meio mole, mas sabe uma coisa que num eh nem mole e nem dura assim está minha fezes aumentou bastante os gases que solto diariamente, e estou com uma dormencia e fraquezas nas pernas terrivel, fui ao medico me consultei e nada descobriram..(Só fiz perder dinheiro :() Fiz até HIV e deu negativo, PLEASE me ajude se tiver ao seu alcance...

    Pois essas dormencias e fraquezas são terriveis..
    Espero que leia meu comentário..e desde já OBRIGADO e desculpa pelos erros..

    BYEE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo.
      Bem, esse blog não tem a intenção de fazer diagnósticos, pois, como você leu nesse post, para um médico poder dizer o que você tem, precisa ver você, conversar com você e examinar você.
      O que eu posso te dizer é que, dependendo de como está a sua alimentação atualmente, pode ser perfeitamente normal você evacuar 3x/dia.
      São diversos os fatores que podem influenciar em alteração das evacuações, como a alimentação, a ingestão de líquidos, o estado emocional, além de doenças inflamatórias e infecciosas.
      Procure um bom coloproctologista e detalhe sua história para ele. Deixe que te examine e tire suas dúvidas.
      Boa sorte na consulta dessa vez.
      Abraços

      Excluir
  2. Tudo Bem Obrigado Por ter lido e RESPONDIDO!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...