segunda-feira, 5 de março de 2012

Dicas de primeiros socorros para situações específicas

Estas dicas foram publicadas no Indike, onde escrevo uma coluna mensal, com dicas e orientações sobre saúde. Este artigo dá continuidade ao que precisamos saber sobre primeiros socorros.

São várias as situações emergenciais com as quais podemos nos deparar. Na coluna anterior, forneci orientações básicas sobre como uma pessoa não treinada deve agir em situações assim, principalmente em acidentes.

No entanto, algumas situações que exigem cuidados especiais podem nos aparecer. Mesmo nesses casos, as regras básicas faladas anteriormente como manter a calma, proteger-se, proteger o local e a vítima, chamar por socorro e avaliar a respiração sempre são válidas.

Seguem então algumas dicas que podem ser úteis:



Desmaio:

Link desta imagem


· é basicamente a perda dos sentidos e tem diversas causas, as quais você não é obrigado a descobrir;

· coloque a vítima em posição confortável, afrouxe as roupas, coloque a cabeça levemente de lado para que ela respire melhor e eleve as pernas, deixando a cabeça mais baixa que o resto do corpo;

· não jogue água, não dê tapas, não a sacuda e não dê nenhum produto químico para ela cheirar;

· ao acordar, não deixe que ela levante-se subitamente. Ela deve ficar alguns minutos sentada antes de ficar de pé e procurar um médico.


Convulsão:

· é diferenciada de um simples desmaio pois na convulsão a pessoa normalmente se debate de forma involuntária, saliva muito e pode eliminar urina ou fezes. Isso pode durar até 5 minutos e é seguido de um estado de sono e confusão mental.

· afaste objetos que podem machucar a vítima durante as contrações musculares: retire óculos, objetos cortantes, a afaste de escadas ou piscinas;


Link desta imagem



· não tente contê-la, proteja a cabeça mas a deixe livre para movimentar-se;

· não coloque sua mão na boca da vítima, você pode perder seus dedos! Coloque um pedaço de tecido entre os dentes, para evitar que a língua seja mordida. Mas se a boca estiver travada, não tente abri-la a força;

· quando os movimentos diminuírem, lateralize a cabeça para evitar engasgos e facilitar a respiração;

· também não jogue água, não a sacuda e não dê nenhum produto químico para ela cheirar;

· ao acordar, não deixe que ela levante-se subitamente. Ela deve ficar alguns minutos sentada antes de ficar de pé e ser levada ao médico.


Engasgo:
Link desta imagem


· é grave pois impede a passagem de ar, podendo levar rapidamente à morte.

· controle o desespero e nunca coloque o dedo direto na garganta para tentar retirar o que está provocando o engasgo, pois isso poderá empurrar ainda mais o material para dentro e agravar a situação!

· posicione-se atrás da vítima e a abrace, colocando uma das mãos fechadas sobre a “boca do estômago”. A outra mão, abraça a primeira e empurra a "boca do estômago" para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Esse movimento de compressão para dentro e para cima deve ser feito até que a vítima elimine o corpo estranho, ou até que o socorro chegue;

Salvamento no engasgo: Manobra de Heimlich
Link desta imagem

·         em bebê, coloque-o de bruços sobre seu braço e faça pequenas compressões no meio das costas; depois, vire-o para cima e faça o mesmo no meio do peito. Se visualizar o corpo estranho, tente retirá-lo com cuidado.


Salvamento de engasgo em bebês
Link desta imagem

· se a vítima perder a consciência, ligue imediatamente para o serviço de emergência.


Queimadura:

Link desta imagem

· esfrie a área queimada com água fria (não use gelo);

· remova anéis, roupas ou qualquer material que esteja sobre ou próximo da área queimada;

· em caso de queimadura por produtos químicos, lave o local em água corrente pelo máximo de tempo que puder;

· não aplique nenhuma substância sobre a queimadura! Pasta de dente, ovo, pomadas, manteiga e óleo só irão prejudicar a lesão.

· não tente remover roupas grudadas e não estoure as bolhas;

· se a extensão da queimadura for maior que 1 palmo ou localizada sobre a face, pescoço, mãos ou região genital, um médico deve ser procurado imediatamente;

· no caso de queimadura elétrica não toque na vítima e chame socorro imediato!


Deixe um comentário se tiver dúvidas ou sugestões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...