quarta-feira, 16 de maio de 2012

Exames de check up: quando ajudam e quando prejudicam??

Texto publicado inicialmente em minha coluna no Blog do Indike.


Nesse último mês de abril nove sociedades médicas americanas divulgaram uma lista de testes rotineiramente solicitados por médicos e que devem ser reduzidos. Isso foi resultado de uma campanha chamada “Choosing Wisely” (escolhendo sabiamente), que tem por objetivo diminuir gastos desnecessários com saúde nos EUA. O tema gerou repercussão no mundo, incluindo Brasil, pois traz uma reflexão à medicina atual, que tem se superespecializado e focado em exames complementares, muitas vezes esquecendo-se de olhar o principal: o paciente!


Os exames preventivos – conhecidos como exames de check up – são estimulados pelo governo e pelas empresas pois diminuem os gastos com a saúde uma vez que detectam doenças mais rapidamente e evitam os tratamentos mais onerosos. No entanto, tem havido por parte dos médicos e dos pacientes um exagero com relação à solicitação desses exames, o que pode estar gerando essa crise na saúde dos EUA, que não tardará a chegar ao Brasil.

Foi reconhecido finalmente que esse exagero pode trazer problemas não só financeiros, mas também à saúde das pessoas que são submetidas a exames desnecessários.

Dessa forma, é preciso que você fique atento à esse assunto: continua sendo sim muito importante que se detectem doenças precocemente, mas a melhor forma de se fazer isso é através de uma boa consulta médica – com um bom clínico ou médico de família – em que o médico possa ter conhecimento do histórico de saúde seu e de sua família, realizar um exame físico bem completo e então, após análise do seu perfil de idade, sexo, história familiar e eventuais queixas atuais, solicitar os exames mais indicados para o seu caso.
Muitos pacientes se sentem mais seguros quando realizam mais exames. Isso é um equívoco.

Alguns exames que são solicitados sem a indicação clínica podem trazer resultados falso-positivos, ou seja, indicar algo que não existe. Isso confunde o médico, que pode realizar tratamentos ou procedimentos em vão.

A prevenção deve ser individualizada e os exames sempre devem ser correlacionados com a clínica (histórico médico e condições atuais desse paciente). Essa conduta, além de ser menos onerosa para todos, traz melhores resultados para a saúde individual e, por consequência, coletiva.

Normalmente os exames preventivos visam detectar precocemente doenças cardiovasculares (como infarto, derrame, hipertensão, diabetes) e câncer, que são responsáveis pelo maior número de mortes no Brasil e no mundo.

Existem algumas diretrizes que norteiam os médicos a solicitarem os exames adequados a cada tipo de paciente. Cada sociedade médica faz a sua recomendação, mas é função do médico, após avaliar individualmente seu paciente, optar pelos exames mais adequados.

Sendo assim, o melhor check up que você pode fazer é encontrar um bom clínico e seguir suas recomendações. Se você for mulher, é indicado também que visite o ginecologista anualmente.

Por isso eu não colocarei aqui uma tabela com exames a serem solicitados por idade, como muitos leitores deveriam esperar.

Minha intenção é orientar o leitor para que não cheque o status de sua saúde apenas por exames laboratoriais ou de imagem. Você não é uma máquina! Além disso, estamos falando aqui de exames de diagnóstico precoce e, se formos pensar bem, para diagnosticarmos “algo”, esse “algo” já deve estar lá. O melhor dos mundos é esse tal “algo” nem aparecer!

Para isso você não deve se esquecer que o maior responsável pela manutenção da sua saúde é você mesmo e que as melhores e mais eficazes ações de prevenção deverão ser feitas por você, no dia a dia, como ser adepto de uma alimentação saudável, controlar o peso, praticar atividade física regularmente, evitar uso de bebidas alcoólicas, não fumar, usar filtro solar, dedicar um tempo do dia para medidas anti-stress, seja meditação, uma leitura relaxante, o que for melhor pra você.

Cuide-se, ame-se e terá vida longa!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...