terça-feira, 16 de outubro de 2012

Obesidade e pressão arterial


Entenda como a obesidade pode levar a aumento da pressão arterial e problemas no coração:


Sabemos que para estarmos vivos o coração deve ter força suficiente para bombear o sangue até as nossas células mais distantes (mais detalhes aqui). Fica fácil imaginar que em uma pessoa obesa as células mais distantes estão muito mais longe do coração do que em uma pessoa não obesa.


Como os vasos sanguíneos vão se ramificando e se estreitando com a distância, quanto mais longe do coração, mais estreitos eles são. Isso gera uma maior resistência à passagem do sangue.


Vamos fazer uma analogia com uma mangueira de água: se apertamos a mangueira em algum ponto, a passagem de água se torna mais estreita e oferece maior resistência. Nossas artérias funcionam do mesmo jeito.


Além disso, algumas substâncias produzidas pelo excesso de gordura provocam quimicamente também uma maior resistência dos vasos. Esse aumento de resistência à passagem do sangue gera o aumento da pressão arterial, que nada mais é do que a pressão que o sangue exerce na parede das artérias (ele a empurra com mais força, digamos assim).

O coração, por sua vez, deverá ter força para vencer essa pressão maior. Com isso ele vai ficando mais musculoso ao longo dos anos. Ao contrário do que parece, isso não é bom, pois aumenta o risco de infarto, derrame e insuficiência cardíaca.

Em outra postagem poderemos falar mais detalhadamente sobre todos esses problemas.



segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Saiba quanta água você precisa e porque ela é tão importante.

Segue outro texto meu publicado no Indike esclarecendo a importância da água para a saúde.

Fonte: link
Todos já sabem que a maior parte do nosso corpo é formada por água. Basta imaginar que ele é um amontoado de células e que células, além de serem recheadas de água, gostam de viver mergulhadas em meio aquoso. A água é o meio onde as reações químicas para sobrevivência acontecem. Sem ela, tudo para.

Além de formar os tijolos e a argamassa para nos dar estrutura, a água ainda participa de atividades essenciais para a vida. Ela transporta os nutrientes até as células, recolhe os resíduos e encaminham para os órgãos encarregados de eliminá-los, lubrifica as articulações, ajuda a dar mais elasticidade à nossa pele, participa da regulação da temperatura corporal, forma o líquido que protege o cérebro e a medula espinal e ainda evita que tenhamos ou intestino preso. Tem muito mais, mas creio que com os exemplos acima já ficou clara a importância que esse líquido tem em nossa vida.

Para que nenhuma dessas atividades pare, devemos nos abastecer de água constantemente. O fato é que no dia a dia, seja pela correria do trabalho ou por pura falta de gosto, é difícil encontrarmos quem tome água suficiente direitinho.

Não gosto de contar quantos copos de água devemos tomar por dia. Esses números podem servir para alguns, mas não somos máquinas. Cada organismo funciona de forma diferente do outro, uns se exercitam mais, outros menos, uns vivem em ambientes mais quentes, outros menos, uns se alimentam de forma adequada, outros não. E isso tudo influencia na quantidade de água que devemos tomar por dia.

Na verdade, não há um consenso sobre a quantidade exata de água que cada ser deve ingerir. Sabe-se que um homem de porte médio, que vive num clima temperado (não é o caso do calorento Brasil) e se alimenta de forma saudável (saudável!!) deve ingerir ao menos 3 litros de água por dia.

Trazendo essa informação pra nossa realidade, podemos inferir que, se vivemos num clima mais quente, se fazemos algum tipo de exercício, se estamos um pouco acima do peso ou se não nos alimentamos com tantas frutas e verduras assim, deveremos nos esforçar para tomar mais do que 3 litros de água ao longo de um dia.
Nós perdemos a água do corpo através da transpiração, urina, fezes e até da respiração. Ou seja, se hoje está mais calor que o normal, devo tomar mais água que o normal

Quem passa o dia todo em um ambiente com ar condicionado – ele retira a umidade do ar – também pode precisar tomar uns goles a mais.

Se for praticar exercícios, tome um pouco de água antes, durante e depois da prática. Quanto mais extenuante o exercício for, mais água requisitará. Distribua a água pelo seu dia, não tome tudo de uma vez.

Quando estamos doentes, também podemos precisar de mais água que o habitual. Se estamos com febre, transpiramos mais, se estamos com diarreia ou vômitos, mais água se vai. Uma mulher que está grávida ou amamentando também deve hidratar-se mais que o habitual. Por outro lado, há algumas doenças em que o médico pode solicitar que o paciente reduza a quantidade de água a ser ingerida, como em alguns casos de insuficiência cardíaca ou renal. Nesses casos, a orientação do médico deve ser respeitada.

Quem tem uma dieta saudável obtém mais ou menos 20% da água que precisa para o dia diretamente dos alimentos. Tomate, melão e melancia são alguns exemplos de alimentos que contêm bastante água. Se você não se alimenta tão bem assim, ou se sua dieta costuma conter muitos embutidos e muito sal, deve tomar mais que os três litros.

Tem muita gente que acha que líquido é líquido e que, por exemplo, não toma água e toma Coca Cola. Não é a mesma coisa… Bebidas como alguns refrigerantes e sucos artificiais podem contém água, sim, mas normalmente contêm muitos sais e podem não hidratar tão bem. As bebidas alcoólicas também têm água em sua composição, mas elas têm efeito diurético, que faz com que eliminemos mais água através da urina. Também não ajuda, certo?

Não tem nada melhor que água – sempre filtrada ou fervida! É livre de calorias, barata e tem em qualquer lugar. Se sua boca estiver seca ou se sua urina estiver mais escura significa que você precisa de água. Se estiver com sede, óbvio! Cansaço e dor de cabeça também podem ser sinais de desidratação leve.

Como lembrar da água na rotina louca? Leve uma garrafa de água para a mesa de trabalho. Toda vez que olhar para ela, dê um gole, mesmo não estando com sede. Se não for possível, faça alguma marcação em algum local visível – serve colar um adesivo – que te lembre de buscar um copo de água com regularidade. Com alguns dias isso já se tornará rotina.

A melhor dica que eu posso dar é: conheça seu ambiente, sua rotina e seu corpo. Só assim você saberá o quanta água é necessária pra você.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...