quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Como funciona nosso corpo: o sistema nervoso

Tenho tratado nosso corpo, aqui nesse blog, como se ele funcionasse como uma cidade muito bem organizada: tem seus trabalhadores, seu sistema de abastecimento de nutrientes, de coleta de lixo, de transporte etc.

Ainda faltam alguns sistemas importantes a serem esclarecidos, mas agora é a hora de falar de quem comanda tudo isso. O governo do nosso corpo!

Essa função de comando é do sistema nervoso - auxiliado também pelo sistema endócrino, sobre o qual falaremos depois.



O sistema nervoso é responsável, por exemplo, por fazer sua perna andar, você mastigar, seu músculo diafragma se movimentar para que você possa respirar, faz com que você veja e fale. Entre muitas outras atividades. Ele é composto basicamente pelo cérebro e pelos nervos e as células formadoras desse sistema são os neurônios.

Esquema de neurônios transmitindo impulsos nervosos
Fonte da imagem: link


Os neurônios são células com um formato diferenciado das demais, como de elas tivessem uma cabeça e uma cauda. A cauda de um se liga com a cabeça do outro e, através de liberação de substâncias químicas, elas se "conversam", enviando assim um comando umas às outras. Essa comunicação é chamada de sinapse nervosa.

Assim uma ordem direta do cérebro caminha em direção ao local de destino, que pode ser um órgão qualquer. Da mesma forma, estímulos que recebemos de fora - como um estímulo de dor, por exemplo - caminha em direção ao cérebro para posicioná-lo sobre o que nosso corpo anda sofrendo por aí.

Para ficar mais fácil de ser compreendido, esse governo pode ser dividido em 2, digamos assim.

O sistema nervoso central, que é composto pelo cérebro (também chamado de encéfalo), pela medula espinal. É o centro de comando. De lá saem todas as ordens importantes e lá devem chegar todos os estímulos para serem processados.


Sistema nervoso central
Fonte da imagem: link


Esquema que ilustra como o crânio e as meninges protegem o cérebro
Fonte da imagem: link
Ele é tão importante que é protegido por uma brilhante e eficiente carapaça óssea: o crânio protege muito bem o cérebro e a coluna vertebral protege a medula espinal.

Mas antes da proteção dura desses ossos, essas estruturas são envoltas por 3 membranas (como se estivesse embrulhado) lisas e úmidas que deslizam umas sobre as outras. São as meninges, que também têm a função de proteção e amortecimento. Entre as 2 membranas que ficam mais próximas ao cérebro está o líquido cefalorraquidiano, o famoso líquor.


O líquor, além de ser uma espécie de amortecedor líquido, ele também atua levando nutrientes e removendo resíduos do sistema nervoso central.



Imagine que do cérebro saia uma cauda, a medula espinal, que é responsável por conectar o centro de comando aos demais nervos do corpo, que atingem as partes mais longínquas do organismo. É como se fosse um conjunto de fios passando por dentro de um túnel. Por ser esse elo de conexão é que a medula é tão importante.

Esse esquema mostra como a medula se aloja dentro dos ossos da coluna vertebral e como dela saem os nervos que  caminham até nossas extremidades.
Fonte da imagem: link


A medula espinal se inicia na parte alta do pescoço, lá atrás, na nuca, saindo do cérebro, percorre nossas costas e termina pouco acima do bumbum. Quando passamos a mão pelas costas de alguém e sentimos os ossinhos das vértebras (ou da coluna vertebral), lá dentro está a importante medula.

Fonte da imagem: link
Sabendo disso, agora você entende porque em um acidente em que há a possibilidade de a vítima ter quebrado algum ossinho pequeno da coluna vertebral, seja ele do pescoço ou de qualquer parte das costas, não devemos movimentá-la. Imagine que um ossinho de uma vértebra do pescoço quebrou, mas ainda está posicionado em seu lugar, mantendo a medula lá dentro, bonitinha. Se você mexer e o fragmento quebrado desse ossinho se movimentar, poderá romper alguns fios - senão todos - da medula. Isso irá interromper imediatamente a comunicação do cérebro com determinada parte do corpo e essa vítima perderá algumas funções, podendo ficar paraplégica ou mesmo tetraplégica, dependendo de onde foi essa ruptura.


O sistema nervoso periférico, como o nome diz, é a continuação dos nervos a partir da medula e até a periferia do corpo, chegando até o dedão do pé.

Fonte da imagem: link


Os nervos são chamados de motores quando transportam os comandos do cérebro para as extremidades (músculos, pele e glândulas, por exemplo).

Os nervos são chamados de sensitivos quando transportam os impulsos no sentido contrário, como o estímulo de dor ou de calor, por exemplo.

Como funcionam os nervos motores e os sensitivos
Fonte da imagem: Livro Ciências Nosso Corpo, de Fernando Gewandsnadjder, Ed. Ática


Além dessa divisão, o sistema nervoso periférico pode ser dividido em voluntário ou autônomo.


  • O sistema nervoso voluntário, vai comandar as nossas ações voluntárias, ou seja, o que a gente decide se vai ou não fazer, por exemplo: andar, mastigar, mexer os dedos, virar a cabeça... Tudo o que você conseguir comandar em seu próprio corpo, comanda através do sistema nervoso voluntário.
  • O sistema nervoso autônomo tem sua própria autonomia, o que significa que ele não depende da nossa vontade. Esse sistema emite os impulsos que comandam os órgãos internos, por exemplo, ele manda seu coração bater, os movimentos peristálticos do seu sistema digestório, sua pressão arterial, sua temperatura, etc. Ele ainda é dividido em simpático e parassimpático, que têm ações opostas (exemplo: o simpático aumenta os batimentos do coração enquanto o parassimpático os diminui).


Fonte: link

Para ilustrar melhor toda essa complicação, segue uma sugestão de vídeo:

O sistema nervoso - parte 1
O sistema nervoso - parte 2
O sistema nervoso - parte 3




4 comentários:

  1. essa postagem me ajudou muito para meu trabalho de anatomia obrigada

    ResponderExcluir
  2. nossa não sabe o quanto me ajudou, simplificou muito pra mim agora estou mais segura para a prova.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, você usa palavras simples que realmente conseguimos compreender. Adorei

    ResponderExcluir
  4. obrigado seu blog me ajudou muito com meu trabalho de biologia vlw

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...