quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Desvendando as especialidades médicas... O que um nefrologista faz, mesmo???

Coloco abaixo a relação das especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (Resolução CFM Nº 1.973/2011) e tento explicá-las de forma bem básica e simples.
 Acupuntura
  • é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa que utiliza a aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo como forma de tratamento.
Alergia e Imunologia
  • o alergologista (ou "alergista", como é chamado) trata dos processos alérgicos em geral, como rinites, asma, hipersensibilidade a produtos químicos, alimentos, etc.
Anestesiologia
  • o anestesiologista, ou anestesista, é especialista em dor. Numa cirurgia ele é responsável pela sedação do paciente (por fazê-lo dormir ou não) e pela aplicação dos medicamentos que diminuem a sensibilidade à dor. Numa consulta pré anestésica, antes de uma cirurgia, é importante que o anestesista tenha conhecimento de todas as doenças e alergias apresentadas por você e seus familiares próximos. Há anestesiologistas que também atendem em clínicas especializadas em tratamento de dores crônicas, as chamadas clínicas de dor.
Angiologia
  • os angiologistas são especialistas nos vasos sanguíneos (artérias e veias) e linfáticos. Eles tratam as doenças de forma clínica (isto é, sem intervenção cirúrgica), como por exemplo varizes, pé diabético (sim, esse é um problema dos pequeninos vasos do pé), erisipelas.


Cancerologia
  • os cancerologistas são os oncologistas, que tratam de pessoas com câncer de qualquer tipo.
Cardiologia
  • o cardiologista é o médico que trata das doenças do coração, como hipertensão arterial, infarto do miocárdio, problemas nas válvulas do coração, etc.
Cirurgia Cardiovascular
  • esse cirurgião é especializado em operar doenças do coração.
Cirurgia da Mão
  • especialidade que realiza cirurgias nos ossos, músculos, tendões das mãos.
Cirurgia de Cabeça e Pescoço
  • esse cirurgião opera principalmente tumores benignos e malignos na região da face, nariz, boca, pescoço, couro cabeludo e glândulas localizadas nessa região.
Cirurgia do Aparelho Digestivo
  • é a especialidade que opera doenças do aparelho digestivo, da boca até o ânus, passando pelo esôfago, estômago, intestinos, fígado,  pâncreas e visícula biliar.
Cirurgia Geral
  • o cirurgião geral é habilitado a tratar as afecções cirúrgicas mais comuns, atuando em cirurgias na região abdominal, ou seja, na barriga (como hérnias, por exemplo) e em cirurgias de traumatizados, que são pessoas que apresentam lesões por causas externas, como acidente de carro, moto, quedas, ferimentos por arma de fogo, por arma branca, etc.
  • essa especialidade é um pré-requisito para diversas outras especialidades cirúrgicas. Por exemplo, antes de um médico se especializar em cirurgia plástica, ele deve se especializar em cirurgia geral.
Cirurgia Pediátrica
  • cirurgiões pediátricos são médicos especializados no cuidado cirúrgico em todas as fases do desenvolvimento da infância, desde a vida fetal até a adolescência. São especialistas, por exemplo, na correção de algumas malformações congênitas.
Cirurgia Plástica
  • o cirurgião plástico é especialista em reconstituir partes do corpo, seja para reparar uma lesão (como queimaduras, cicatrizes etc) como por razões estéticas.
Cirurgia Torácica
  • o cirurgião de tórax opera doenças ou lesões na região torácica, como a própria parede da caixa torácica (constituída principalmente pelas costelas), pulmões, mediastino (é o local do tórax que abriga o nosso coração e os principais vasos sanguíneos).
Cirurgia Vascular
  • são os cirurgiões especialistas nos vasos sanguíneos (artérias e veias) e linfáticos. Em geral, tratam varizes, aneurismas, tromboses, realizam amputações de membros, quando necessário etc. Eles também realizam cirurgias dentro desses vasos, como por exemplo o cateterismo.
Clínica Médica
  • aí se encaixa o famoso clínico geral, que é o profissional médico capacidado para diagnosticar e tratar (de forma não cirúrgica) as principais doenças (como diabetes, hipertensão arterial), incluindo urgências e emergências como infarto agudo do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais (os chamados "derrames cerebrais"), crises graves de asma, etc.
  • a clínica médica também é pré-requisito para diversas outras especialidades médicas, ou seja, um cardiologista deve se especializar em clínica médica antes de partir para o estudo da cardiologia.
Coloproctologia
  • o coloproctologista, ou proctologista é o médico especializado nas doenças do intestino grosso, reto e ânus. Ele trata desde constipação intestinal (prisão de ventre) até hemorróidas.
Dermatologia
  • é o médico especialista nas doenças de pele e anexos (como cabelos, pelos e unhas).
Endocrinologia e Metabologia
  • o endocrinologista é um médico clínico (ou seja, não realiza cirurgias) que trata as doenças relacionadas às glândulas e hormônios, tais como diabetes, obesidade, hiper/hipotireoidismo etc.
Endoscopia
  • trata-se de uma especialidade médica que se ocupa de obter imagens médicas diagnósticas utilizando-se de um endoscópio, que é, basicamente um aparelho que filma o interior do nosso corpo. Em alguns casos a endoscopia não é apenas diagnóstica, mas também realiza tratamento de lesões. Pode-se fazer endoscopia do aparelho digestivo, do aparelho respiratório, do aparelho reprodutor, etc.
Gastroenterologia
  • o gastroenterologista é o médico especialista nas doenças do aparelho digestivo, como gastrite, por exemplo. Algumas doenças do fígado (este é um órgão do aparelho digestivo) como algumas hepatites também são tratados pelo gastroenterologista.
Genética Médica
  • essa especialidade lida com o diagnóstico, tratamento e controle dos distúrbios genéticos e hereditários.
Geriatria
  • o geriatra é o médico especialista em cuidados e doenças específicos do idoso.
Ginecologia e Obstetrícia
  • o ginecologista é o médico especializado no aparelho sexual e reprodutor da mulher. É ele que deve indicar o melhor método contraceptivo, que deve fazer o acompanhamento preventivo da saúde da mulher.
  • o obstetra é o médico ginecologista especializado no acompanhamento da gravidez. É ele que realiza o parto (seja este normal ou cesariana).
Hematologia e Hemoterapia
  • o hematologista é o médico especializado nas doenças do sangue. Dentre essas estão as anemias e as leucemias.
Homeopatia
  • a homeopatia é um ramo da medicina que trata o doente através de medicações extremamente diluídas normalmente elaboradas a partir de um componente que, em pessoas saudáveis, causaria os sintomas encontrados no doente em questão. Dessa forma, o sistema de cura natural da pessoa seria estimulado a estabelecer uma reação de restauração da saúde por suas próprias forças.
Infectologia
  • os infectologistas são especialistas no diagnóstico e tratamento das doenças infecto-contagiosas. São exemplos: HIV-Aids, hepatites virais, parasitoses intestinais, malária, toxoplasmose, etc.
Mastologia
  • o mastologista é o médico especializado nas doenças das glândulas mamárias (mamas).
Medicina de Família e Comunidade
  • o médico de família e comunidade é um médico de atenção primária à saúde, ou seja, deve ter um vínculo com seus pacientes antes mesmo deles adoecerem, e quando esses sentirem algo deve ser o primeiro médico a ser consultado. Ele atende a pessoas de todas as idades, homens ou mulheres, de maneira continuada e integral e trabalha em equipe interdisciplinar.
Medicina do Trabalho
  • o médico do trabalho é o médico especialista em saúde dos trabalhadores em geral. Ao contrário do que muitos pensam, ele não é o "médico que analista os atestados médicos entregues no trabalho", mas sim, preocupa-se com a prevenção de doenças no ambiente de trabalho (sejam elas decorrentes do exercício do trabalho ou não), elaborando programas de controle médico e acompanhamento regular da saúde dos trabalhadores.
Medicina de Tráfego
  • é o ramo da medicina que estuda causas e consequências de acidentes de tráfego (de qualquer tipo) para melhor manutenção do bem estar físico, psíquico e social do ser humano que se desloca, qualquer que seja o meio que propicie a sua mobilidade, cuidando também das interações deste deslocamento. Dentre as diversas áreas de atuação está o médico responsável pela realização do exame de aptidão física e mental para condutores de veículos automotores.
Medicina Esportiva
  • é uma especialidade médica que tem o objetivo de investigar a influência do exercício, do treinamento e do esporte sobre as pessoas sadias ou doentes, com a finalidade de prevenir, tratar e reabilitar. Ela não cuida apenas de atletas, mas de qualquer pessoa que queira iniciar uma atividade física ou que tenha uma lesão decorrente de um exercício.
Medicina Física e Reabilitação
  • essa área da medicina visa reduzir sequelas de doenças, recuperando o melhor estado funcional de um indivíduo. O fisiatra cuida de todos os aspectos do tratamento, desde a prevenção ao tratamento de complicações de patologias agudas ou crônicas que podem desencadear algum tipo de perda funcional ao indivíduo. Por exemplo: para um indivíduo que sofreu um acidente e ficou com os movimentos da mão comprometidos o fisiatra escolherá a melhor terapia para recuperação do máximo que puder da função da mão, além de incluir no tratamento estratégias de recuperação emocional.
Medicina Intensiva
  • esta é uma especialidade dedicada ao suporte à vida ou suporte de sistemas e órgãos em pacientes que estão em estado crítico, que geralmente necessitam de um acompanhamento intensivo e monitorado. Os intensivistas são os médicos que normalmente trabalham nas UTIs ou CTIs (unidades/centros de terapia intensiva).
Medicina Legal e Perícia Médica
  • é a especialidade que utiliza conhecimentos técnico-científicos da medicina para o esclarecimento de fatos de interesse da Justiça. Os médicos dessa especialidade são os médicos legistas.
Medicina Nuclear
  • é uma especialidade médica que emprega materiais radioativos com finalidade diagnóstica (através de exames de imagem que monitoram esses materiais) e terapêutica.
Medicina Preventiva e Social
  • é a especialidade médica que se dedica à prevenção da doença ao invés de seu tratamento.
Nefrologia
  • o nefrologista é o médico clínico (ele não realiza cirurgias ou procedimentos invasivos) especializado em doenças dos rins e do sistema urinário, como por exemplo, insuficiência renal.
Neurocirurgia
  • o neurocirurgião é o cirurgião responsável por tratar doenças do cérebro, cerebelo e medula espinhal (de onde saem os nervos) como:  tumores, doenças dos vasos cerebrais, lesões causadas por acidentes, hérnias de disco.
Neurologia
  • o neurologista é o médico clínico responsável por tratar basicamente  doenças do cérebro, cerebelo e nervos, que não necessitam de abordagem cirúrgica. É o neurologista o médico especialista em doenças como dores de cabeça, em epilepsia, em distúrbios do sono, etc.
Nutrologia
  • o nutrólogo é o médico que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar. Eles são responsáveis por prescrever a alimentação "pela veia" nos pacientes hospitalizados e também podem fazer acompanhamento de pessoas com necessidades especiais (atletas, idosos, crianças etc.) estudando a ação biológica dos nutrientes dos alimentos. A parte da prescrição dietética, por lei, cabe ao nutricionista (este não é médico, tendo uma formação específica).
Oftalmologia
  • o oftalmologista (não é oculista!!!) é o médico especialista no órgão da visão, no olho e seus anexos. É ele que faz o exame que avalia se você precisa de óculos ou não; é ele que trata corretamente as conjuntvites, que opera catarata, etc.
Ortopedia e Traumatologia
  • o ortopedista é o médico especialista no sistema locomotor, que envolve basicamente os ossos, os ligamentos, músculos e tendões. Esse especialista também é capaz de operar essas lesões, quando necessário.
Otorrinolaringologia
  • o otorrinolaringologista é o médico especialista nas doenças da orelha, do nariz e da garganta. Ele trata as otites, as sinusites, as amigdalites, etc.
Patologia
  • o médico patologista é especialista em analisar os tecidos sólidos do corpo humano, geralmente obtidos por meio de biópsia. Ele também realiza necrópsia (autópsia) de indivíduos que falaceram por causas não acidentais, para o auxílio no diagnóstico da causa da morte.
Patologia Clínica/Medicina Laboratorial
  • é uma especialidade médica que tem por objetivo auxiliar os médicos de diversas especialidades no diagnóstico e acompanhamento clínico de estados de saúde e doença, através da análise de sangue, urina, fezes e outros fluidos orgânicos (como líquor, líquido sinovial, líquido ascítico, fluido seminal, etc).
Pediatria
  • o pediatra é o médico especialista na atenção à criança e ao adolescente.
Pneumologia
  • o pneumologista é especializado nas doenças do pulmão e trato respiratório, assim como asma, enfisema, etc.
Psiquiatria
  • o psiquiatra não é o médico de loucos, como dizem por aí. Ele é especialista em saúde mental, ou seja, ele diagnostica, trata e acompanha distúrbios mentais, que podem ser: depressão, transtorno de ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia, anorexia, etc. Ele não deve ser confundido com o psicólogo, que é um profissional não médico que tem uma formação específica em psicologia.
Radiologia e Diagnóstico por Imagem
  • o radiologista é o médico especialista em avaliar exames de imagem como raio X, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, etc. Ele avalia as imagens obtidas e fornece informações importantes ao médico que acompanha o paciente.
Radioterapia
  • essa é a especialidade médica que utiliza radiação ionizante como forma de tratamento de tumores.
Reumatologia
  • o reumatologista é o médico especialista em distúrbios do tecido conectivo (esse é o tecido do corpo que basicamente dá forma e estrutura ao corpo, assim como ossos, ligamentos, gordura, tecidos de preenchimento). O reumatologista trata doenças como: artrites, artroses, lúpus eritematoso sistêmico, fibromialgia, gota, etc.
Urologia
  • o urologista é um médico cirurgião responsável por doenças do sistema urinário que podem ser passíveis de cirurgia, tais como urolitíase (pedras nos rins), doenças no aparelho sexual masculino, tumores de rins, próstata, etc.

A intenção é que isso possa esclarecer de forma bem simplificada o que cada especialista médico faz.
Como você deve ter percebido, algumas doenças podem ser acompanhadas e tratadas  com mais de uma especialidade. O importante é que seu médico - seja especialista ou não - foque o tratamento em busca da saúde geral, evitando tratar somente o seu órgão doente. Quando necessário, duas ou mais especialidades podem trabalhar em parceria para melhor assistir o paciente.
Lembre-se: nada melhor do que ter um bom clínico (ou médico de família) de confiança para procurar quando precisar. Ele saberá para qual especialidade encaminhá-lo, se isso for mesmo necessário.

Um comentário:

  1. ow,muito bacana esse blog,parabens em,passaram 2 pessoas la no meu e falaram do seu,aprovadissimo 100% ai da gosto de ver blogs recomendados,me recomendaram esse www.rastreamentodecelular.net ,parece que é de software de celular pra rastrear e eu tava precisando,sera que é bom?Abraços,fui,BLOG PERFEITO

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...