terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Como nosso corpo funciona: as células e o metabolismo

Para entendermos como nosso corpo, nossos órgãos e nossos sistemas funcionam, é preciso entender de quê ele é feito.

Somos feitos de células. Um monte delas. Cada uma com uma função específica, como se nosso corpo fosse uma grande cidade e cada região fosse responsável por um tipo de trabalho com o objetivo de manter a cidade funcionando: uma região recebe a comida, outra o ar para respirar, outra deve descartar o lixo, outras devem - como estradas - distribuir os alimentos  para todos e recolher o lixo de todos, outra deve governar para que todas as funções trabalhem em harmonia, e assim por diante.

Cada comunidade responsável por um trabalho é formada por essas pequenas células, que são os trabalhadores especializados.

Esquema de uma célula
As células são pequenas estruturas vivas que, quando ainda estamos sendo formados, dentro da barriga de nossas mães, vão se especializando de acordo com a região do corpo onde terão que trabalhar. Como ir à universidade.

Esquema retirado da internet que mostra que nosso corpo se inicia com a nossa célula inicial (ovo), que vai se dividindo e se especializando
Para se manterem vivas e com energia para o trabalho duro, as células precisam respirar e receber energia, que vem através dos nutrientes que nós comemos. Dependendo do trabalho que realizam, precisam de nutrientes específicos. Por isso é tão importante termos uma alimentação variada e saudável.
Então, na verdade, nós somos um bolo de células e respiramos e comemos para sustentá-las. Mas são elas que nos mantém vivos e pensantes. Por isso temos que honrar essa responsabilidade. Elas que fazem com que consigamos nos movimentar e pensar.
Se elas não recebem alimentos de boa qualidade e água em abundância, elas ficam capengas e incapazes de realizar um bom trabalho, assim como nós. Se um pequeno grupo dessas pequenas trabalhadoras tem seu trabalho comprometido por algum motivo, nosso corpo sofrerá e poderá morrer.

Essa trabalheira toda que acontece dentro de nós e mantém nosso corpo funcionando é chamada de metabolismo.

Para que o metabolismo ocorra bem, dependemos de uma série de fatores, basicamente:
·         oxigênio, para as células respirarem (entenda mais sobre a respiração)
·         nutrientes, para as células terem energia para um dia cheio de trabalho (entenda mais sobre a digestão)
·         estradas em boas condições, para que o oxigênio e os nutrientes possam chegar sem atrasos e em todas as regiões (entenda mais sobre a circulação)
·         eficiente sistema de coleta de lixo (isso também depende das estradas), para que elas não sejam sufocadas e intoxicadas pelos resíduos tóxicos
·         um governo bem organizado para comandar de forma firme e coerente as comunidades trabalhadoras, sempre pensando no bem estar geral e no bom funcionamento do corpo como um todo
·         um bom sistema de defesa, capaz de conter inimigos invasores e também combater células que venham a se rebelar contra o corpo
Esquema retirado da internet que mostra de forma simples a "cidade" do nosso corpo: a captação e distribuição dos nutrientes e oxigênio para as células trabalhadoras e a coleta dos resíduos do trabalho

Esse blog explicará de forma simples como cada fator desses é importante, o que podemos fazer para ajudar nossas pequenas companheiras e como ocorrem os principais problemas, as doenças. Entendendo isso saberemos que poderemos evitar uma série delas.

Para dúvidas ou sugestões, deixe um comentário abaixo.

Para ver as células em imagens, assista o vídeo sugerido abaixo, clicando nele!


8 comentários:

  1. adorei essa pesquisa e queria saber sobre o assunto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo! Que bom que o texto foi útil pra você. Se tiver mais dúvidas sobre este ou outros assuntos, pode escrever em comentário. Farei o possível para ajudar. Abraços!

      Excluir
  2. Muito boa a explicação!

    ResponderExcluir
  3. Como posso comersa um trabalho correlacionado todos tecidos e células

    ResponderExcluir
  4. Me ajudou muito nos deveres de casa mais algumas dicas n me ajudou muito

    ResponderExcluir
  5. Me ajudou muito nos deveres de casa mais algumas dicas n me ajudou muito

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...