quinta-feira, 28 de junho de 2012

Como funciona a doação de sangue?

Texto inicialmente publicado no Blog do Indike, onde escrevo uma coluna mensal.


Dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Em sua campanha de 2012, a Organização Mundial da Saúde (OMS) traz o tema: “Todo doador de sangue é um herói”. Chamar o doador de sangue de herói não é exagero. Aqui no Brasil a doação de sangue é um ato voluntário e altruísta – e salva vidas. Isso é um ato heróico.

Doe sangue. Salve vida.
Cartaz de campanha da OMS para 2012


A OMS preconiza que de 1 a 3% da população entre 18 e 65 anos de cada país seja doadora voluntária de sangue para suprir as demandas locais. No Brasil temos 2% de doadores (a Europa tem 5%), mas precisamos de mais e mais fidelizados, ou seja, que façam da doação de sangue um hábito, pois no Brasil as doações ainda estão vinculadas a campanhas – que acontecem quando o estoque se sangue está baixo – , a catástrofes e a necessidades específicas de conhecidos ou familiares.

Em época de carnaval, férias e frio as doações caem, mas os doentes continuam precisando do sangue. Isso não é bom. Temos que pensar que precisamos manter os bancos de sangue SEMPRE abastecidos. Se houver uma catástrofe, não teremos sangue para os primeiros socorridos. Cirurgias importantes podem ser canceladas se os estoques de sangue não forem suficientes.

Então, como começar?

Se tiver entre 16 e 65 anos (menores de idade precisam de autorização), pesar mais de 50kg e se sentir saudável, procure o hemocentro mais perto de você levando um documento de identificação com foto. Você não deve pagar nada, doar sangue é grátis!


Deve-se parar de fumar 2 horas antes e não ingerir bebidas alcoólicas até 12 horas antes. Mulheres grávidas ou amamentando não podem doar, assim como pessoas em dietas rigorosas.
Não vá em jejum, para doar sangue você deve estar bem alimentado (mas se tiver feito uma refeição muito pesada, vale esperar 2 horas).

Primeiro será feito um furinho do seu dedo (não dói) para verificar se você tem anemia. Depois, serão medidas a pressão arterial, frequência cardíaca e temperatura. Se estiver tudo bem, você será encaminhado para uma entrevista curta e objetiva. Nessa entrevista é essencial que você seja 100% honesto – explico depois. As informações fornecidas nessa entrevista são sigilosas.

O uso de alguns medicamentos, por exemplo, podem impedir a doação temporariamente. Cada caso receberá a orientação devida após a entrevista.

Continuando tudo certo, será feita a coleta do sangue. É puncionada uma veia no braço e colhida uma pequena quantidade de sangue para exames e depois, cerca de 450ml para a bolsa de sangue. Todo o material utilizado pelos bancos de sangue não oferecem risco para o doador. A quantidade doada também é calculada para não lhe fazer falta.

Depois da doação, será oferecido um pequeno lanche e você deverá aguardar alguns minutos para ser dispensado.

O sangue doado passará por uma série de exames antes de ser encaminhado para um doente. Serão feitos exames para detectar doenças infecciosas como AIDS, hepatite B e C, doença de Chagas e sífilis. No caso da AIDS são feitos 2 testes diferentes.

Agora eu explico porque é importantíssimo que você seja honesto durante a entrevista: por serem feitos esses exames, muita gente acha que ir doar sangue é uma forma de fazer um check up. Por exemplo: “Tenho transado sem camisinha mas não tenho coragem de contar para meu médico solicitar exames… Vou doar sangue!”. Esse tipo de comportamento é frequente mas coloca em risco as pessoas que receberão o sangue. Essa pessoa possivelmente não mencionará na entrevista que teve esse comportamento e, para algumas doenças (como a AIDS) existe um fenômeno que chamamos de “janela biológica”, ou seja, os testes não detectam a doença logo após a infecção, podendo levar alguns meses para a doença aparecer nos exames.
No Brasil, quem foi doar sangue para fazer um check up e não conseguiu ser honesto na entrevista ainda é possivel ser feita a auto-exclusão. Basta assinalar num papel, de forma confidencial, que quer que seu sangue seja descartado e não doado.

Doar sangue não vicia, não emagrece nem engorda, seu sangue não afina nem engrossa.Homens podem doar sangue a cada 3 meses e mulheres a cada 4 meses.

Que tal se tornar um herói em 2012? Doe sangue. Salve vidas.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...