quarta-feira, 17 de abril de 2013

Como o câncer funciona


Dia 08 de abril foi o dia mundial de combate ao câncer. Ao meu ver, a melhor forma de combatê-lo é com informação. Apesar de o câncer ser uma doença temida por todos, poucos sabem o que realmente ela significa, como ela prejudica o doente, quais são seus variados tipos e o que podemos fazer para preveni-los.

Câncer não é contagioso. A palavra câncer representa um grupo de mais de 100 doenças que podem acometer diferentes partes do nosso corpo. O que elas têm em comum para ganharem o nome de câncer é o crescimento desordenado de células malignas. Explico melhor: todos nós somos formados por um conjunto de células que se reúnem em grupos especializados nas mais diferentes funções, como por exemplo: formar a pele, o aparelho respiratório, o cérebro, o sangue etc. Essas células têm um ciclo de vida, ou seja, nascem e morrem e estão em constante renovação. Num organismo saudável há um equilíbrio entre a morte de células velhas e a formação de novas para a manutenção dos tecidos. No entanto, quando algo dá errado nesse balanço em um determinado local do corpo, ocorre o aumento do número de células neste tecido, formando um tumor.

Esquema ilustrando a divisão das celulas gerando uma celula defeituosa, cancerosa. Esta, por sua vez, gera outras celulas defeituosas e forma o tumor cancerígeno


Quando essas células mantêm a mesma especialização das células do tecido e multiplicam-se de forma lenta e regular formam os tumores benignos e não são necessariamente letais. Mas quando essas células apresentam defeitos no material genético e não conseguem especializar-se, tornam-se células estranhas ao organismo e apresentam comportamento totalmente desordenado. Elas se multiplicam mais rapidamente e de forma desordenada, comprimindo e, consequentemente prejudicando os tecidos à sua volta. São os tumores malignos ou cânceres. Notem que tumor não é sinônimo de câncer, pois há tumores benignos e não cancerosos.

Se as células malignas se originam nos pulmões, temos o câncer de pulmão. Se originam na pele, temos o câncer de pele. E assim vai. Alguns tipos de câncer podem ser mais agressivos que outros, seja pelo fato de o tumor crescer mais rapidamente, seja por crescer mais próximo de um órgão ou área vital, ou ainda pela capacidade de desprender algumas das células malignas na corrente sanguínea fazendo com que ela atinja qualquer outro lugar do corpo, criando novos tumores malignos em outros lugares, chamados de metástases. Há ainda alguns tipos de cânceres que não geram tumores, apenas prejudicam a função do tecido (como leucemias).

O câncer é grave e pode matar por comprometer a função de órgãos vitais. Imagine uma massa de células crescendo dentro do pulmão: ela certamente irá comprometer a respiração. Essa massa ainda poderá infiltrar-se nos órgãos próximos comprometendo, por exemplo, o coração e vasos sanguíneos importantes. Se esse tumor enviar metástases para o cérebro, por exemplo, irá comprometer funções neurológicas. Por ter um comportamento de certa forma imprevisível, cada caso de câncer se comportará de um jeito.

Há diversos fatores que contribuem para o surgimento de células anormais. Existem pré-disposições genéticas ligadas à capacidade do organismo de defender-se e regenerar-se, mas também existem inúmeros fatores oriundos do meio ambiente e de nossos hábitos de vida que prejudicam as células podendo propiciar o aparecimento do câncer. São esses fatores que precisamos conhecer para que façamos boa prevenção:

  • Fumar predispõe diversos tipos de câncer, dentre eles o câncer de pulmão. Pare de fumar!
  • Bebidas alcoólicas também predispõem o aparecimento de cânceres de boca, esôfago e fígado. Se beber, limite-se apenas a 1 dose (se mulher) ou 2 doses (se homem) por dia.
  • Alimentos embutidos e processados (como salsichas) são ricos em substâncias que favorecem o aparecimento de câncer de estômago. Além disso, alimentos gordurosos parecem propiciar as células cancerosas. O melhor a fazer é manter uma alimentação saudável e equilibrada, com alimentos frescos e variados.
  • A exposição ao sol propicia o aparecimento de câncer de pele. É importante saber que o efeito do sol é cumulativo, ou seja, não adianta abusar do bronzeamento na juventude e passar a cuidar-se com idade mais avançada. O câncer de pele é resultado do sol que tomamos desde a infância. Evite exposição prolongada ao sol e use sempre proteção como chapéu e protetor solar.
  • Mulheres em idade sexual devem realizar o exame de Papanicolau periodicamente. Ele serve para prevenir o câncer de colo de útero. A infecção pelo vírus HPV, sexualmente transmissível, é um fator de risco para esse câncer. As mulheres acima de 40 anos também devem realizar o exame clínico das mamas anualmente para a detecção precoce do câncer de mama.
  • Homens acima dos 50 anos devem procurar o urologista para avaliação da próstata.
  • Não esquecer de fazer a higiene oral diariamente e consultar também o dentista regularmente.
Este texto foi mais uma das minhas colunas publicadas no Indike.

Se quiser tirar mais duvidas, deixe um comentario abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...