quinta-feira, 4 de abril de 2013

Esclarecimentos sobre câncer de mama e mamografia


Mamografia é um exame que utiliza raios X para detectar algumas anormalidades das mamas. Dessas anormalidades, a mais importante detectada por este exame é o câncer de mama. A mamografia consegue detectar esse tipo de câncer ainda em estágios muito iniciais, quando o tumor ainda está menor que 2 cm de diâmetro. A detecção precoce proporcionada pela mamografia é fundamental para que a descoberta dessa terrível doença tenha um final feliz. Isso porque 90% (quase todos!) dos tumores descobertos em fase inicial conseguem ser tratados e curados.

Imagem de mamografia evidenciando lesão sugestiva de câncer de mama. Fonte: wikicommons


Apesar disso, em nosso país ainda o câncer de mama é muito frequente e nem sempre tem final feliz. Não porque os exames feitos aqui não são de qualidade, ou porque o tratamento não é de ponta. Nada disso. Tudo indica que esses índices aparecem no Brasil porque muitas mulheres que deveriam fazer esse exame como precaução ou rastreamento acabam não fazendo. Como consequência, muitos dos cânceres de mama diagnosticados no país já encontram-se em estágio avançado, o que dificulta ou até impossibilita a cura. Por isso acho importante esclarecer alguns pontos que podem ser vistos como obstáculos entre essas mulheres e a mamografia.

A mamografia é um exame desconfortável, no entanto, esse desconforto é plenamente suportável e é preciso apenas poucos segundos para que as imagens necessárias sejam feitas.

Um estudo mostrou que algumas mulheres escolhem não fazer o exame por medo de descobrir o câncer. Bem, que elas estejam lendo essa coluna e possam entender que o fato de não saber que o câncer existe não o fará desaparecer. E pior, se ele não for detectado o quanto antes, ele tenderá a aumentar de tamanho e, quando se manifestar, poderá ser tarde para a cura. É preciso ficar claro que nesse caso o exame não é um exagero e, se feito com regularidade, mesmo que um câncer apareça, ele terá chances altíssimas de ser curado com o tratamento. Essa mulher poderá ter vida normal.

O exame de ultrassonografia das mamas não substitui a mamografia. Em alguns casos ele pode ser solicitado pelo médico como exame complementar, para auxiliar o diagnóstico.

No caso de mulheres que têm próteses de silicone nas mamas, não há o que temer. O exame não danifica a prótese. Além disso, é falso o mito que diz que as próteses aumentam o risco para câncer de mama. O que pode acontecer é elas dificultarem a visualização de algumas áreas da mama pelo exame mamográfico. Nesses casos, pode ser que sejam necessárias imagens extras. Alguns médicos podem até solicitar outros exames complementares, como a ressonância magnética, mas isso é avaliado caso a caso e não é uma regra.

E quem deve fazer o exame e quando?

Bem, a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que a mamografia seja realizada anualmente para as mulheres entre 40 e 69 anos. Não há ainda, entre os médicos, consenso sobre a obrigatoriedade anual desse exame para as mulheres entre 40 e 49 anos. Alguns defendem que nessa faixa etária a solicitação deverá ser a critério médico.

O fato é: a partir dos 40 anos a mulher deve estar atenta para a possibilidade de aparecimento dessa doença e deve frequentar o consultório do ginecologista ou mastologista anualmente e seguir suas recomendações após o exame clínico das mamas.

As mulheres que têm história na família de câncer de mama devem preocupar-se mais precocemente, avisando seu ginecologista ou mastologista sobre sua história familiar para que eles possam solicitar os exames de prevenção e rastreamento precoce.

No dia do exame mamográfico a mulher não deve usar desodorante, talco ou qualquer cosmético na região das mamas e axilas. Alguns cosméticos contém componentes metálicos que podem aparecer no exame como microcalcificações, o que pode deixar o exame confuso.

É sempre bom guardar todos os exames dos últimos anos para que o médico possa comparar os resultados, mesmo que todos estejam normais.

Homens, apesar de bem menos frequente, também podem ter câncer de mama. Mas no caso deles a mamografia é solicitada somente na suspeita médica e não de rotina. Para os homens, uma dica importante é o exame anual para detectar câncer de próstata.

Este texto foi mais uma das minhas publicações no Dicas do Indike.

2 comentários:

  1. Olá Mónica. Sou portuguesa e encontrei o seu blog por acaso ao fazer uma pesquisa.
    Estou a adorar o que estou a ler!!!
    Você explica tudo ao pormenor, e de uma forma prática, que é o que sinto falta em algumas vezes que vou ao médico. Alguns médicos parece que me estão a fazer um favor em me atender (até parece que a consulta é gratuita), e quando faço perguntas respondem com frases rápidas, e eu fico a perceber o mesmo... :)
    No seu blog estou a aprender muita coisas e a conseguir perceber o porquê de algumas alterações no meu corpo.

    Obrigado pela sua partilha!
    Um beijo e felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito obrigada por seu comentário. Fico muito feliz por meus textos poderem ajudar alguém, mesmo que à distância!
      Sinta-se à vontade para usar este espaço para enviar-me dúvidas ou sugestões de assuntos para discussão/esclarecimento.
      Um beijo e mais uma vez obrigada por compartilhar sua opinião. Ela é muito estimuladora para mim.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...