quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Dicas para uma boa saúde dos olhos

Os olhos nos conectam visualmente ao mundo exterior. Com eles conseguimos ver o mundo. Se não forem bem cuidados, essa conexão pode falhar e nossa percepção do mundo externo nunca mais será a mesma.

Fonte da imagem: aqui

Cuidar bem dos olhos implica em fazer uma visita ao oftalmologista (médico especialista em saúde dos olhos) anualmente, ou no máximo a cada dois anos, quando tudo estiver bem. Portanto, é um engano achar que só se deve procurar esse médico quando surgir algum problema no olho. A consulta rotineira – ou de check up – com o oftalmologista pode ajudar a prevenir doenças, além de poder diagnosticá-las ainda no início, quando o tratamento ainda é mais fácil e a chance de sequelas, menor.

Doenças como hipertensão arterial e diabetes podem provocar danos à visão inicialmente silenciosos, ou seja, sem sintomas. Pessoas com qualquer uma dessas doenças devem manter acompanhamento oftalmológico regular.

Mas podemos fazer muito mais do que isso para manter boa saúde dos olhos. Pequenos hábitos podem nos ajudar mais do que imaginamos.

Fonte da imagem aqui
Os óculos de sol não servem somente pra nos deixar mais estilosos. Eles protegem os olhos dos raios ultravioletas (UV), que lesam diversas partes do olho. As alterações podem se manifestar somente com o passar do tempo, quando for tarde demais. Engana-se quem acha que eles devem ser usados somente no verão, pois a radiação solar no Brasil é intensa durante o ano todo.

Para que os óculos possam proteger os olhos efetivamente, devem conter lentes de qualidade, com filtros UV assegurados. Portanto, comprar óculos no camelô pode ser uma boa opção para diversificar o estilo e poupar o bolso, mas é nocivo aos olhos. Esses óculos não costumam ter lentes com filtros UV (às vezes dizem que sim, mas não é confiável) e, além de não protegerem, podem agravar a situação, uma vez que a lente escura dilata a pupila, deixando a retina mais exposta à ação dos raios solares.


As lentes de contato também devem ser usadas com muita responsabilidade, sejam elas com grau ou apenas para dar um colorido extra no olhar. Elas devem sempre estar dentro do prazo de validade e nunca devem ser usadas mais tempo do que o recomendado. Devem ser diariamente limpas e acondicionadas imersas em produtos específicos para isso. Também não é bom que se durma com elas. Se essas recomendações não forem seguidas à risca, as lentes podem prejudicar muito a córnea, além de poder trazer contaminações e infecções ao olho.

Fonte da imagem aqui

Os colírios precisam ser respeitados. Colírio é remédio e não pode ser administrado sem a recomendação de um especialista no assunto. Seu consumo indiscriminado pode causar mais problemas do que resolvê-los.


Quem usa maquiagem deve ficar atento ao prazo de validade dos produtos. Rímel e lápis podem contaminar-se facilmente e não devem ser usados por muitos meses seguidos. Podem gerar alergias, irritações ou infecções. A pintura nos olhos não deve ultrapassar o limite dos cílios, ou seja, podemos pintar nossas pálpebras com cuidado em sua parte externa, mas aquela parte úmida que fica em contato direto com os olhos deve manter-se limpa.

É preciso lembrar que os olhos precisam manter-se úmidos a todo momento. Por isso piscamos. Quando ficamos muito tempo em frente à um computador, por exemplo, tendemos a piscar menos. Se for em um ambiente com ar condicionado, que resseca o ar, pior ainda. Se você se vê nessa situação, mantenha a tela do computador um pouco abaixo da linha dos olhos (isso retém melhor a umidade do olho) e lembre-se de dar umas piscadas de vez em quando. Além disso, a manutenção do foco numa tela (de computador ou de TV) por muito tempo pode cansar os músculos oculares e gerar até dor de cabeça. Lembre-se de, vez ou outra, focar objetos mais ao longe, para exercitar os olhos.

Para evitar acidentes nos olhos durante o trabalho, serviços manuais ou até mesmo no esporte, óculos de proteção devem ser usados.

Dormir bem, ter alimentação saudável e não fumar também ajudam a manter os olhos saudáveis, além do restante do corpo.


* Esse texto é de minha autoria e foi inicialmente publicado pelo Indike, onde mantenho uma coluna mensal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...